5 novidades do Facebook na última semana para profissionais ficarem de olho

Esta semana o Facebook anunciou várias novidades em sua plataforma. Um número razoável de informações para se atualizar, tanto que só consegui terminar de ler tudo e selecionar o que compartilhar com vocês hoje.

Vamos por etapas para que a gente não se confunda e não fique com dúvidas. Vou deixar todas as referências que estudei, até porque vou trazer de forma resumida, pois a própria ferramenta pode explicar melhor para vocês o passo a passo. Minha intenção aqui é apresentar o que rolou e você poder assim selecionar o que faz sentido para seu trabalho, afinal, é fácil ser bombardeado com conteúdo todos os dias, filtrar que é difícil.

1. Páginas verificadas podem postar conteúdos compartilhados com marcas: a ideia é deixar claro à todos que aquele post é uma ação de marketing. “Depois da marcação, a empresa é notificada e poderá gerenciar o post e conferir as informações, como métricas de alcance, gasto total e CPM nas informações de sua Página, sem necessitar de acesso ao conteúdo da pessoa que publicou a parceria. Além disso, também permitiremos que as marcas tenham a opção de compartilhar e impulsionar a publicação para gerar valor adicional a publicidade”, explicação na página do Facebook para Empresas, onde você acha mais detalhes.

12057093_1698579317059612_402289165_n

2. Feed de notícias múltiplos, com assuntos específicos e personalizável: Ainda em fase de teste, correndo o risco de não ser lançando, mas vamos torcer que sim, essa funcionalidade vai funcionar mais ou menos assim. Uma aba de notícias com diversas editorias gerais, como animais, música, mundo, entre outros. As notícias que vão aparecer lá pode, ser de páginas ou perfis. Você vai poder escolher escolher um tema e adicionar outro que seja sua cara, dessa forma vai receber conteúdo de qualidade e relevância. Leia mais aqui.

Screen Shot 2016-04-16 at 10

Screen Shot 2016-04-16 at 10.49.58 PM

3. Vídeos ao Vivo para todos: o que começou apenas para figuras públicas, depois para páginas certificadas, agora é para uso de todos. A liberação é uma estratégia para voltar a ter mais conteúdos pessoais, que estavam saindo da rede social para outros canais, como Instagram e Snapchat.

4. Previsão do tempo: começou a aparecer para algumas pessoas, logo no topo em sua tela principal, recadinhos de tempo que ao clicar nele traz mais detalhes do clima ao longo do dia. Pode não parecer uma mega atualização, mas considerando que a primeira coisa que muitas pessoas fazem ao acordar é verificar seus aparelhos, esta pode sim ser uma ferramenta interessante para a plataforma.

Screen Shot 2016-04-16 at 11.22.14 PM

Screen Shot 2016-04-16 at 11.23.01 PM

5. Atualizações anunciadas, mas que ainda não estão abertas para maioria (mas em breve estarão): Na semana passada, aconteceu a conferência anual para desenvolvedores do Facebook, a F8. Lá eles contaram tudo o que está para sair, que são:

  • Opção de compartilhar, a partir das matérias que você estiver lendo, fotos ou trechos em vez da forma tradicional que temos hoje. Claro que estarão devidamente creditadas e com link para conferir o restante do conteúdo;
  • GIFs no lugar da sua foto de perfil estática;
  • Opções de logar sem senha, com uso de SMS ou e-mail, por exemplo;
  • Receber notificações de ofertas. Assim como hoje você já pode salvar conteúdos, vai poder demonstrar seu interesse em ser notificado quando determinada marca tiver uma promoção.

Veja mais informações sobre estes anúncios clicando aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “5 novidades do Facebook na última semana para profissionais ficarem de olho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s