5 ferramentas infalíveis para escrever na web

Para gerar resultados é necessário ser criativo e escrever bem: dominar técnicas de SEO e saber as melhores ferramentas são conhecimentos obrigatórios para quem escreve para a web, seja redator ou jornalista.

Especialista em SEO, inbound marketing e growth hacking, Fábio Ricotta é fundador da Agência Mestre e conta as melhores formas de conseguir desenvolver textos que atraiam visitantes de forma orgânica, ou seja, vindo de pesquisas no Google.

“A primeira estratégia de SEO é pesquisar muito bem sobre o tema, não apenas quanto ao que deve ser dito no texto, mas também baseado na palavra-chave que vai ser explorada”, ensina. Segundo o especialista, é importante destacar quais palavras serão o foco dos textos. “Defina muito bem o que você quer na pauta, e isso precisa ser melhor do que os resultados dados pelo Google”. Imagens e URL devem ser amigáveis, ou seja, ter os nomes e títulos com as palavras que serão ranqueadas. “Também não existe quantidade ideal de palavras, pois depende muito do que está sendo produzido”, explica. “O mais importante é que o usuário saia satisfeito depois de ler o texto”.

O empresário sugere 5 ferramentas que devem ser utilizadas pelos redatores ou profissionais de SEO.

1. Geradores de ideias
As ferramentas gratuitas “Hubspot’s Blog Topic Generator” e “Portent’s Content Idea Generator” são opções para ter ideias de títulos para textos. As duas são em língua inglesa, mas não exigem conhecimento profundo no idioma. “Você só precisa digitar as palavras-chave que deseja utilizar, e serão criadas algumas ideias interessantes”, destaca Ricotta, que reforça a importância de adaptar os títulos para o conteúdo que se busca produzir.

2. Google Trends
A funcionalidade do Google é considerada uma das melhores opções para saber o que está sendo mais consultado no momento. “É lá que você consegue comparar dois ou mais termos para verificar qual é mais pesquisado”, destaca. “Todo redator deveria visitar o Google Trends pelo menos uma vez por dia, nem que seja apenas o mosaico do hot trends”, ensina, citando o modo de visualização que permite um olhar rápido sobre o que está sendo mais pesquisado no momento.

3. BuzzSumo
Utilizada para mostrar quais os artigos mais compartilhados nas redes sociais, esta ferramenta serve para analisar o que está sendo dito sobre um tema, e ainda ajuda a pesquisar sobre o assunto, além de inspirar. “É possível analisar o conteúdo mais compartilhado, e então produzir um melhor ainda”, explica. O conteúdo grátis é limitado.

4. ZenPen
Após todo o processo de pesquisa, o site ZenPen é indicado pelo especialista como uma forma de evitar distrações. “Ele é bem simples: um quadro branco que, se for expandido para ocupar toda a tela, vai evitar banners e ícones desnecessários”, explica Ricotta.

5. StayFocusd
Em época de tantas redes sociais, é impossível não querer dar aquela “espiadinha” durante a produção de um texto. O especialista indica uma extensão para Chrome chamada StayFocusd. “Com ela, você pode bloquear diversos sites que seriam utilizados para perder tempo”. Segundo o empresário, o modo é um pouco radical, mas funciona.

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