IBGE: Dados sobre acesso a internet no Brasil

Publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os principais indicadores sobre a utilização da internet, a posse de telefone móvel celular para uso pessoal e o acesso ao sinal digital de televisão aberta no Brasil, obtidos a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013).

Uma visão geral dos dados da pesquisa está sintetizada na tabela abaixo, que mostra também os diferenciais entre regiões no acesso a bens e serviços de acesso à informação.

Sobre a utilização da internet, em 2013, com a ampliação da investigação da utilização da internet por meio de diversos equipamentos (microcomputador, telefone móvel celular, tablet e outros), estimou-se em 85,6 milhões (49,4% da população) o contingente de pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram a internet, pelo menos uma vez, nos últimos noventa dias que antecederam ao dia da entrevista.

Quanto a domicílios, em 2013, o gráfico abaixo mostra que 31,2 milhões de domicílios tinham acesso à internet (48,0% do total de domicílios particulares permanentes): desde 2004, a utilização da internet nos domicílios brasileiros tem crescido com grande velocidade, como mostra o gráfico.

tabelasocial-181-02

A utilização da internet mostrou também, segundo a pesquisa, relação direta com os anos de estudo, indicando proporções crescentes entre os mais escolarizados, com maior rendimento mensal domiciliar per capita e mais frequente entre estudantes da rede privada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s