SoLoMo: por que não lemos e vemos mais sobre isso no Brasil?

SoLoMo é uma sigla mais que importante, deveria fazer parte do repertório da maioria das empresas, de qualquer porte. Claro que salvo questões de budget, ainda assim, todas as empresas deveriam ao menos ter noção e colocar isso no seu planejamento.

Mas o que significa a sigla?

solomo-social-local-mobile

Porque é tão importante assim?

Bom, se você trabalha na área e temos que explicar isso preocupe-se com sua atualização e formação, esta faltando algo aí.

Caso você seja um curioso, estudioso, desculpem a grosseria anterior, essa sou apenas eu tentando dar uns toques para a profissionalização da minha área.

Social não é só sobre redes sociais, é sobre pessoas, é sobre tocar alguém de alguma forma que não apenas comercial, mas com propósito e relevância. Se você não percebe que a sua marca falar “compre-me” não funciona mais como antes, vai perder cada vez mais market share para quem sabe contar uma boa história, estimular interações e gerar ações espontâneas de clientes.

Localização não é só sobre Waze e Foursquare, é sobre você mais uma vez ser relevante para seu público, estar onde eles estão na hora que eles precisam. Estar presente de formas interessantes e úteis.

Mobile, bom, esse é sobre mobile mesmo. Essa é a tecnologia que cresce por todos os lados, em âmbito pessoal ou profissional, para quem estuda, ou mães que querem distrações inteligentes (ou não) para seus pequenos. Saber como estar lá adequadamente não é fácil, envolve questões de UX, ter apps adequados para cada app store, fazer muita divulgação, entre outros.

Sua importância tem a ver com ser 3 pilares que as pessoas/ clientes valorizam e buscam, mas que têm um grau de dificuldade que torna encontrar esse tipo de ação raro e, assim, mais importante e almejado.

Pode me dar exemplos?

Sim, mas só porque gosto muito de vocês 🙂

Case Morumbi Shopping

Santander Brasil

Exemplos mais óbvios: Google, Facebook e Groupon

solomo-uaizo

Tem mais dados sobre isso?

Temos sim 🙂

SOLOMO versi—n final

Mas afinal, por que não lemos ou vemos mais sobre isso no Brasil?

Gostaria de falar sobre o amadurecimento do mercado nacional, mas enquanto ainda estamos ensinando diretores de marketing digital que para marca é fan page e perfil é apenas para pessoas, que atendimento e relacionamento são importantes e diferentes, ainda não podemos falar em questões que envolvem conhecimentos técnicos e experiência avançada.

Enquanto tivermos profissionais do “alto escalão” que ainda saem compartilhando qualquer conteúdo sem saber sua procedência ou veracidade, como vamos falar em pontos que envolvem extrema credibilidade, responsabilidade e feeling?

Mas mais que tudo isso, sabe por que não falamos e vemos mais disso? Porque a maioria não quer ter mais trabalho! Se para o cliente do jeito que está, está bom, por que eu vou fazer mais do que precisa?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s