“Gerar identificação” é o novo “humanizar”

Quando muito se falou em humanizar as marcas eu nem sempre fui muito adepta, hoje entendo melhor porque. Sou 100% defensora de estratégias que buscam gerar identificação, pois marcas não são humanas, são regidas por humanos (assim pelo menos gosto de pensar) e são feitas para humanos, mas ainda assim, não são humanos.

Gerar identificação quer dizer que aquela marca não-humana quer sim ser relevantes para humanos através de conteúdos que faça de fato sentido para eles, para suas vidas, para uma pessoa real. Cada vez mais veremos histórias, ações que estimulam colaboração, a busca por reações espontâneas em nome da marca, e menos “somos a melhor empresa do mundo, compra agora”.

Outra coisa que acho que existe muita confusão, personificar a marca tampouco é humanizar, é apenas personificar. Humanos humanizam, personagens personificam, marcas elaboram estratégias inteligentes (outra coisa que gosto de acreditar) com uso das possibilidades e oportunidades que as pessoas mesmo criam e oferecem.

Como gerar identificação?

– Fale para pessoas reais, tato no texto, quanto nas imagens

– Conte histórias ou deixe que as próprias pessoas contem, basta oferecer um espaço para isso

– Não tenha medo de perguntar, estimule humanos a falarem com sua marca

– Aproveite todas as oportunidades de atendimento e relacionamento

– Surpreenda! Envie surpresas para seus clientes mais engajados, crie conteúdo de homenagem para sua equipe ou clientes, convide pessoas para conhecer a empresa, um lançamento ou experimentar lançamentos

– Realize pedidos inusitados, como muitas marcas fizeram, de celulares personalizados, vídeos no Facebook, entre outros

É isso, desculpem não me aprofundar muito, mas fico a disposição para mandar estudos, cases e bater um papo mais elaborado sobre o tema 🙂

Beijos e ótima semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s