Pesquisa inédita no Brasil divide classe média em 4 perfis

Hoje, o Instituto Data Popular e a Serasa Experian apresentaram uma pesquisa inédita sobre a classe média brasileira. Eu acompanhei as novidades pela coluna do João Pedro Caleiro no site da Exame e vocês podem clicar aqui e ver a íntegra da cobertura dele e abaixo as principais considerações.

Levando em conta critérios demográficos, geográficos, de crédito e de comportamento, a pesquisa dividiu a classe média brasileira em quatro perfis: promissores (19%), batalhadores (39%), experientes (26%) e empreendedores (16%).

Presidente da Serasa Experian diz que “consumidores diferentes exigem estratégias diferentes” e que essa é a importância de entender que a classe média não é homogênea. Como exemplo, mostram um vídeo em que membros da classe A e da classe C interpretam algumas propagandas de forma completamente diferentes.

Promissores: jovens e conectados

14,7 milhões de adultos da classe média brasileira são “promissores”. São os mais jovens e conectados dos perfis estudados: “os novos formadores de opinião deste grupo”, de acordo com Renato Meirelles. A idade média dos promissores é 22,2 anos e 59% possuem ensino médio completo – provavelmente, muitos serão os primeiros de sua família a ir para a universidade. 43% estão no sudeste.

Batalhadores: trabalho e merecimento

Os batalhadores formam 39% da classe média brasileira. São 30,3 milhões de pessoas com idade média de 40,4 anos. Valorizam o trabalho e o esforço próprio: o símbolo deste grupo é a carteira assinada.

48% possuem ensino fundamental completo e 49% tem carteira assinada. 93% concordam com a frase “pessoas que passam por dificuldades na vida sabem dar mais valor às coisas”.

Experientes: resilientes e conservadores

26% da classe média é formada por experientes. A idade média deste grupo é 65 anos e 65% deles já passaram fome na vida: “é a pessoa que viveu num passado de desemprego e analfabetismo e passou por muito para chegar onde chegou”, diz Renato Meirelles.

Possuem uma visão mais conversadora do mundo: 61% concordam com a frase “só as pessoas que acreditam em Deus podem ser honestas de verdade”

Empreendedores: a classe A da classe C

Os empreendedores são 16% da população da classe média brasileira, mas respondem por 24% da renda e tem idade média de 43 anos. São muito focados na educação profissional e mais propensos a consumir veículos e viagens internacionais. São os mais conectados, depois dos promissores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s