5 dicas para escrever um bom artigo e se diferenciar na Internet

Ter um bom artigo publicado é uma das maneiras de se destacar no mercado profissional, mas torná-lo diferenciado é a grande dificuldade. Por isso, veja abaixo as dicas do dr. Paulo Salem para se dar bem na hora de escrever seu artigo.

A ideia é: não basta saber, tem que provar que sabe! E o artigo é uma ótima ferramenta para ter documentado seu conhecimento sobre aquele determinado tema. Afinal, já é de conhecimento de todos que ter um bom conteúdo de blog ou site é o pilar do sucesso da Internet. Quanto mais conteúdo interessante para as pessoas mais elas seguirão suas ideias. E é aí que entra os benefícios de saber como escrever um artigo de sucesso.

Ter algo publicado e assinado na web aumenta a visibilidade e a credibilidade de quem escreve. Além de ficar registrado como um histórico profissional e pessoal, o que é especialmente útil para profissionais liberais, que precisam se destacar por suas ideias e competências, e podem usar isso como uma ferramenta na hora de uma entrevista ou mesmo para mostrar ao cliente. As ferramentas estão aí, só basta saber usá-las! “Ter um artigo assinado e publicado ajuda muito na hora da busca orgânica do Google, o que facilita encontrar o profissional na WEB” afirma dr. Paulo Salem.

Uma maneira de fazer isso é escrever artigos que sejam informativos, que resolvam um problema ou que respondam a uma pergunta. Vejam as dicas que o dr. Paulo Salem separou:

10-dicas-escrever-bem-web

1) Procure assuntos diferentes. Temas muito comuns não oferecem nenhum diferencial para seu leitor, o qual pode perfeitamente obter informações similares por outras fontes. Por exemplo, um psicólogo que escreve sobre depressão pode saber muito bem do que fala, mas possivelmente não trará nada de novo e será como uma agulha num palheiro. Por outro lado, se escrever sobre problemas menos usuais, como transtornos dissociativos, haverá muito menos material disponível, gerando assim maior valor para o leitor.

2) Seja específico. É fácil para um amador escrever sobre aspectos gerais de quase qualquer assunto. Basta uma pesquisa na Internet para se familiarizar com o básico. O que diferencia um profissional é a capacidade de se aprofundar no assunto e, de fato, surpreender o leitor. Um bom nutricionista pode manter seus leitores informados sobre as mais recentes pesquisas sobre os benefícios e malefícios dos alimentos. Afinal, essa é uma área notória por mudar as recomendações ao longo do tempo. Por exemplo, adoro ovos e café, mas nunca me fica claro se isso me traz malefícios ou benefícios! Note que mencionei alimentos específicos (ovos e café), não generalidades.

3) Aproveite o momento. Os acontecimentos cotidianos trazem oportunidades para o profissional mostrar seu conhecimento. Por exemplo, conselhos médicos sobre como suportar este verão infernal seriam muito bem-vindos!

4) Recomende. Muitas pessoas buscam na Internet dicas e recomendações para resolverem as mais variadas situações: imbróglios jurídicos, problemas de saúde e de relacionamento, apenas para citar alguns. A autoridade de um profissional é então fundamental, inclusive para deixar claro quando é necessário procurar ajuda pessoalmente e não na Internet.

5) Seja o expert. Escrever um bom artigo já é algo difícil. Todavia, difícil mesmo é tornar-se um expert num assunto interessante e escrever muitos bons artigos a respeito. Ser capaz disso é o ápice da divulgação profissional. Leitores passarão a buscar o autor e suas novidades. Clientes em potencial terão uma evidência convincente da autoridade técnica do profissional. Para conquistar uma tal posição, porém, tempo é necessário. Tente escrever regularmente, mas sem pressa, construa sua marca aos poucos focando na qualidade (vide dicas anteriores) e não na quantidade. Lembre-se: de porcarias a Internet está cheia, o que falta e se destaca são conteúdos de qualidade excepcional.

* Paulo Salem é formado pela Universidade de São Paulo em Ciência da Computação com doutorado na mesma área pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris-Sud (2011). Atualmente se dedica ao Liberalis para torná-lo um negócio próspero para seus clientes, associados e demais colaboradores.

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