Marketing sensorial – Tendência se fortalece e conquista empresas de diversos ramos de atuação

O marketing sensorial ganha espaço em grandes empresas e agências de publicidade. A estratégia explora os sentidos humanos – tato, olfato, paladar, visão e audição – para estimular o consumidor a permanecer o maior tempo possível no ponto de venda através das situações planejadas para que tenham uma experiência agradável e marcante.

imagem-markergin-sensorial

Conforme estudo da Universidade Rockefeller (Nova York), o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos odores que sente, contra 5% do que vê, 2% do que ouve e 1% daquilo que toca, revelando como os resultados do marketing sensorial são inegáveis.

A diretora de atendimento da Reciclo Comunicação, Angela Buratto, explica que, ao contrário da comunicação visual, a ação de marketing sensorial é mais sutil e, por isso, envolve o cliente sem perceber. “Quanto mais sutil a ação de marketing sensorial, melhor o resultado. As ações baseadas nessa corrente acertam por saber a medida certa de exposição do cliente à marca. Bombardear os clientes com comunicação visual já se mostrou problemático. É preciso vender mais, sem que a pessoa perceba que está sendo envolvida”.

A publicitária conta que a estratégia pode ser explorada de duas formas: pontualmente, para marcar relação com a marca em ocasiões especiais como, por exemplo, o Dia das Crianças e Natal; ou de forma efetiva, ao longo do ano para atingir um objetivo específico.

É necessário um estudo sobre o cliente e o tipo de ferramenta a ser criada. “A aplicação do marketing sensorial no ponto de venda depende de pesquisas para entenderem o tipo de sensação que se quer estimular no consumidor. Se a ferramenta escolhida for, por exemplo, um aroma especial, é preciso analisar qual será a essência adequada ao perfil de produtos ou serviços ofertados pela empresa”, declara.

A técnica também é muito utilizada no mercado imobiliário em lançamentos de empreendimentos e loteamentos com apresentações de planta em 3D, projeções em computadores e telas, apartamentos decorados e, até mesmo, voos de balões para conhecer os empreendimentos.

slide-1-728

O balão foi incorporado na rede internacional de franquias imobiliárias RE/MAX como forma de divulgação da marca, reforçando o conceito de liderança no setor. Eventualmente, também é utilizado para divulgar lançamentos exclusivos da marca. “Já utilizamos essa técnica na cidade de Uberlândia. Agora, usamos no lançamento de um loteamento exclusivo em Nova Serrana, que contou com voos panorâmicos e cativos para os clientes que adquiriram o lote no lançamento. A técnica possibilita experimentação com a marca, emoção, satisfação e até sensação de pertencimento”, explica a executiva de marketing da RE/MAX Minas Gerais, Daiana Sampaio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s