“Manual de Redação CBN” é lançado em versão e-book

Ficha técnica
Título: Manual de redação CBN
Organizadora: Mariza Tavares
Gênero: Obra de referência
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-250-5557-6
Preço: R$ 17,40
Editora: Globo Livros

O “Manual de Redação CBN” – agora em versão e-book – traz informações não somente para a audiência de uma das mais importantes emissoras do país, mas também para os leitores interessados em conhecer os mecanismos internos do jornalismo de rádio. Organizado pela jornalista Mariza Tavares, diretora executiva da CBN, o livro foi atualizado e ganhou um novo capítulo sobre jornalismo digital. “Na versão e-book do manual, não poderia faltar um capítulo específico sobre o jornalismo digital e seu impacto, não só nas redações, mas também na formação dos profissionais que estão chegando no mercado”, explica Mariza.

Dividida em 14 capítulos, a obra contempla discussões sobre ética jornalística até o impacto das novas tecnologias, sobre a maneira como os novos recursos alteram o panorama do jornalismo tal como era exercido até agora. O “Manual de Redação CBN” sustenta que a internet representa mais uma oportunidade para alcançar audiência, e não um risco. Destaca-se, assim, a importância do site da emissora para a realização do jornalismo de rádio na atualidade.

Com a descrição detalhada do trabalho jornalístico – os anexos do livro trazem um conjunto de informações sobre termos jurídicos, econômicos e políticos -, o “Manual de Redação CBN” vai além da proposta de um guia de redação e estilo (ainda que conte com um capítulo específico sobre os erros ditos e escritos mais comuns), apresentando-se como obra de consulta permanente sobre a prática do jornalismo.

A organizadora

Mariza Tavares formou-se em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Trabalhou na Bloch Editores; na Editora Vecchi; e na sucursal carioca da revista Veja. Entre 1989 e 2002, no jornal O Globo, ocupou as funções de chefe de reportagem, editora, editora-executiva e gerente-geral da Agência O Globo. Como professora-bolsista da UFRJ, deu aulas das disciplinas Redação Técnica-Editorial II e III, entre 1989 e 1990. Foi uma das organizadoras e autoras de “CBN, a rádio que toca notícia”, livro lançado no 15º aniversário da CBN, em 2006; e coordenou a elaboração do “Manual de Redação da CBN”, lançado em outubro de 2011 pela Globo Livros. Também é autora de dois livros de poesia: “Fio” e “Privação de sentidos”; e do livro infantil “O sofá que engoliu as crianças”. Desde fevereiro de 2002 é diretora-executiva da CBN e, no segu ndo semestre de 2012, passou a dar aulas na PUC-Rio, na cadeira eletiva “Gestão em jornalismo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s