Internet como ferramenta de aproximação entre as pessoas é tema de debate durante 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Há tempos, a Internet parou de ser tratada como um fenômeno e se integrou de tal forma ao cotidiano das pessoas que ficou impensável sobreviver sem ela. É por meio da Internet que as pessoas leem, compram, estudam e, claro, se relacionam. É pensando nela como ferramenta de aproximação entre as pessoas que a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo prepara, na sua 15ª edição, o palco de debates Faces na rede, marcado para acontecer na sexta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 14h.

Um time de quatro pessoas antenadas no mundo digital e com grande interação com os jovens foi escalado para abordar o tema: Jairo Bouer, psiquiatra conhecido do público por suas incursões na TV; João Alegria, gerente de programação, jornalismo e engenharia do Canal Futura; Vinicius Campos, apresentador do Disney Channel; e a escritora Bruna Beber.

Jairo Bouer é velho conhecido do público jovem. Ele é médico psiquiatra e já teve diversas passagens pela TV em nível nacional. Atualmente, escreve colunas para jornais e revistas e, na região sul, conduz, há quase 10 anos, os programas Fala Aí e Qual é?, ambos transmitidos pela Rádio Atlântida. Entre seus livros publicados estão O Guia dos curiosos: sexo (Panda Books) e Sexo & Cia (Publifolha). Jairo tem um canal direto com os jovens por meio do seu site www.doutorjairo.uol.com.br.
Vinicius Campos é autor do livro O amor nos tempos de blog (Cia das Letras). Nele, o romance entre dois adolescentes se desenvolve a partir de um blog. “No livro e durante a minha participação na Jornada, vou falar sobre a Internet como uma possiblidade para se conhecer gente, se conectar e até se apaixonar”, adianta. Para Campos, as facilidades que a Internet oferece podem aproximar as pessoas. “Quem, hoje em dia, quando um amigo te diz: tenho uma pessoa pra te apresentar que é a tua cara, não pede antes o perfil de Facebook pra dar uma xeretada?”, questiona, bem humorado.

A fluminense radicada em São Paulo Bruna Beber estreou como autora em 2006, com A fila sem fim dos demônios descontentes (7Letras) e não parou mais. Em 2009, escreveu Balés (Língua Geral) e, em 2012, lançou Rapapés & apupos (7Letras). Seus poemas já foram publicados na Alemanha, Argentina, Espanha, Itália, México e Portugal.
O quarto componente da mesa é João Alegria, graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG), com pós-graduação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Apesar da formação em história e em educação, a sua trajetória profissional está mais ligada à Comunicação Social. Ele já atuou como autor-roteirista, diretor de televisão e escritor de livros. Dentre seus títulos já publicados estão Manual do defensor do planeta (Casa da Palavra) e Come-come, pais e filhos na cozinha (Zahar). Atualmente, é gerente de Programação, Jornalismo e Engenharia do Canal Futura e professor do curso de especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais, da PUC-Rio.

15ª Jornada
As Jornadas Literárias são realizadas há 32 anos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. A 15ª edição, marcada para acontecer entre os dias 27 e 31 de agosto, conta com os patrocínios de Petrobras, Banrisul e Pepsi; com o apoio dos ministérios da Educação e Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul,d entre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.jornadasliterarias.upf.br, pelos e-mails jornada@upf.br ou jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316 8368.
Mais Informações à Imprensa
Lu Fernandes Comunicação e Imprensa
Tel: (11) 3814-4600 / 11.9.9257.4428
Atendimento: Leonardo Neto / Mary Zaidan

Em Passo Fundo: Assessoria de Imprensa UPF
Tel: (54) 3316-8110
Atendimento: Maria Joana Chaise/Cristiane Sossella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s