Como fica o e-mail marketing após mudança do Gmail? – Por Lucio Boracchini

Os usuários do Gmail já notaram a mudança em suas caixas de entrada. Os e-mails recebidos passaram a ser separados por três abas: Principal, Social e Promoções. O objetivo é permitir que o destinatário decida quais tipos de mensagens quer ler e em qual momento. Essa alteração gerou preocupação aos profissionais de marketing que têm se perguntado como fica o e-mail marketing.

email-marketing

Primeiro é preciso entender como funciona essa nova caixa. Na aba Principal estarão os e-mails pessoais, na Social as mensagens vindas das redes sociais e Promoções e-mails referentes à promoção e vendas, onde provavelmente serão alocados os e-mails marketing. Essas abas são diferentes da caixa de spam e lixo eletrônico e podem ser organizadas de outras formas ou serem desabilitadas, conforme a preferência do usuário.

A solução para que a mudança não afete os resultados das empresas que utilizam o e-mail marketing é manter seus clientes engajados. Para isso, é preciso seguir as boas práticas e atentar-se, principalmente, à relevância, personalização do conteúdo e segmentação da base.

Boas ações em e-mail marketing

A Relevância está entre as boas maneiras nas ações de e-mail marketing, segundo a Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD). O consumidor não se incomoda em receber uma mensagem de cunho comercial, desde que seja relevante para ele. 

KNOTICE MOBILE EMAILS

Personalizar o conteúdo dessas mensagens fará com que o destinatário, que já aceitou receber informações da empresa, continue tendo interesse por elas. É preciso considerar as preferências de cada contato em toda ação de e-mail marketing, criando conteúdos específicos.

É importante dedicar-se à análise e compreensão do histórico de ações anteriores para criar grupos de contatos, baseado em interesses comuns.

area-nobre-email-mkt

Realizar todas essas ações e criar um bom relacionamento com a base, além fazer com os clientes tenham interesse na aba de Promoção do Gmail, evitarão que eles se descadastrem da lista e reportem as mensagens como spam ou lixo eletrônico.

email-marketing-stats

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s