5 dicas para otimizar processos dentro da sua empresa

Melhorar a produtividade e a capacidade da equipe, atingir novos clientes e reduzir despesas gerais, são apenas uma das responsabilidades de um empreendedor. Gerir uma empresa requer treinamento, planejamento, compromisso e acima de tudo uma estratégia mercadológica que preveja ações para os altos e baixos.

“Seguir cartilha pode dar certo, mas é preciso saber que cases de sucesso são exemplos a serem seguidos, mas não na íntegra, pois cada empresa tem suas particularidades e a cada ano novas exigências e variáveis surgem no mercado”, afirma o Fabio Rizzo, CEO da Vindula, empresa especializada em soluções na internet e softwares.

plano-a-plano-b-mudar-carreira-45012

Tentando driblar essa volatilidade existem algumas ações que o empreendedor pode adotar:

1- Informatizar é preciso

Facilitar os processos aumenta a produtividade e dá mais tempo para que os colaboradores invistam sua energia em resultados. Ferramentas de gestão são lançadas constantemente e vale à pena o investimento uma vez que com elas processos burocráticos são otimizados, armazenamento de documentos ficam mais organizados e equipes, consequentemente, tornam-se mais efetivas.

2- Sem metodologias arcaicas

Desenvolver uma metodologia que atenda as exigências do mercado e que se encaixe em contextos atuais facilita o cotidiano do funcionamento da empresa, pois é através dela que funcionários serão norteados em buscas dos melhores resultados.

3- Fale a língua do seu mercado

Comunique-se! Na era da informação não existe progresso sem comunicação. É por meio dela que a empresa aprende a otimizar seus processos. Sistemas de comunicação eficazes mantém a tríade funcionário-empresa-mercado sempre alinhados.

4- Pesquise

Lembre-se que o universo não gira em torno de uma única empresa e dos métodos que ela adotou. Mantenha-se sempre atualizado das novidades, faça cursos, participe de palestras, estude, converse, pesquise. O conhecimento é o grande trunfo da humanidade, use-o com sabedoria e certamente encontrará soluções inteligentes.

5- Inove

A inovação é uma necessidade real de toda empresa, grande ou pequena. Desapegue de antigos produtos e serviços que não trazem mais benefícios e invista. Inovação vende, e bem, mas como todo passo, deve ser tomado com precaução e ter embasamento estratégico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s