Livro: Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes

Indico esse livro para todos que trabalham com conteúdo, produzindo ou apenas gerenciando, além de ser um ótimo material para ficar atualizado.

Gostaria de compartilhar 2 citações que chamaram minha atenção pela sua verdade tão óbvia para alguns e tão fora da realidade ainda para outros:

“Temos o privilégio de observar período histórico de profunda inquietação por conta das sucessivas mudanças possibilitadas pelo uso em grande escala da tecnologia e também das constantes inovações nas formas de produção em grande escala.

Nesse cenário, não podemos nos satisfazer com a condição de testemunhas… E, nesse ambiente desafiador, há um bem de consumo que se torna mais valioso a cada página, a cada clique, a cada toque, a cada instante: a informação.”

“A notícia não sobressai pelo formato, mas pela relevância. Em primeiro lugar, a qualidade do conteúdo.”

Sinopse da Livraria da Folha:

Os meios de comunicação de massa e individuais se entrelaçam cada vez mais. Jornais, revistas, rádio, televisão, internet, blogues, sites de relacionamentos, e-books, iPhone, iPad, iPod… Pode uma coisa dessas? Sim, pode, é a Torre de Babel subindo em direção aos céus. Mas antes que a balbúrdia se instale, convém colocar ordem na casa.

Assim nasceu este manual, um pronto-socorro da língua portuguesa, pau pra toda obra na hora do sufoco, de redigir, desde uma reportagem, até um texto profissional ou escolar. Destina-se a ajudar profissionais de comunicação e todos que queiram se expressar com mais clareza, eficácia e sedução tanto na escrita quanto na fala.

Em vez de regras gramaticais, a autora prefere dar exemplos que falam muito mais alto, com humor, pitadas de ironia e leveza. Que tratamento dar na hora de escrever? Dad Squarisi responde: “O rádio exige coloquialismo. A tevê, agilidade. A web, síntese. O jornal, tudo isso e algo mais. O editorial pede terno e gravata. Nunca smoking. Reportagens, entrevistas, perfis vão bem de blazer e calça jeans. Nunca de bermuda e camiseta. Colunas, crônicas e blogues podem aparecer de sunga e sandália ou traje de baile”.

Assim fica fácil aprender. Este manual tem tudo para ser o livro mais manuseado da língua portuguesa. Quem tiver dúvidas que lance a primeira palavra.

Serviço:

Título: Manual de Redação e Estilo
Subtítulo: Para Mídias Convergentes
AutorDad Squarisi
Editora: Geração Editorial
Edição: 1
Ano: 2011
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 404 páginas

ISBN: 978-85-6150-169-3
Peso: 540g
Dimensões: 225mm x 155mm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s