55% dos brasileiros consomem simultaneamente dois meios ou mais

Segundo dados do estudo Conectmedia, desenvolvido pela área de learning & insights, do IBOPE Media, entre os brasileiros que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas do país, 55% afirmam utilizar dois ou mais meios simultaneamente.

Entre eles, os que apresentam maior simultaneidade são a televisão com a internet (30%) e a TV com jornal (22%). Na sequência, aparecem o consumo simultâneo de rádio e internet (18%), TV e revista (17%), TV e rádio (15%), rádio e jornal (11%) e rádio e revista (11%).

“Simultaneidade e convergência são palavras chave no novo contexto midiático, onde os meios são consumidos nas mais variadas combinações e formas”, conclui Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo.

Esse cenário só é possível devido ao aumento da utilização da internet em toda a América Latina. A pesquisa mostra que a penetração do meio já chega a 64% na Colômbia, 52% no Peru e 50% no Equador. No Brasil, o meio atinge 56% da população, o que representa um crescimento de 115% desde 2003.

De acordo com a pesquisa, 31% da população da América Latina já tem celular com acesso à internet, 14% possuem smartphones e 2% tablets. No Brasil, os percentuais são 38%, 16% e 3%, respectivamente.

Clique aqui para ler o artigo completo sobre a pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s