Mensurando Pinterest: guia e novas ferramentas

Tradução e junção de dois textos do HubSpot sobre mensuração e Pinterest para empresas.

Você se lembra de alguns meses atrás, quando o Pinterest balançou o mundos dos comerciantes quando introduziu as contas para empresas? Temos certeza que sim.

Agora, o Pinterest dá um passo adiante, introduzindo uma ferramenta de análise para essas contas. Aqui vamos apresentar como é essa ferramenta de análise e como usá-la.

Quem pode usar o Pinterest Analytics e onde é que eu acho?

Primeiro de tudo, a ferramenta é total e completamente gratuita. Ele está disponível para você agora, enquanto você verifica sua conta. Você não pode usar a sua conta pessoal, você deve ter uma conta empresarial. Se você não tiver verificado a sua conta de negócios, visite este blog para saber exatamente como fazê-lo.

Para encontrar a ferramenta de análise, faça login na sua conta e vá para o canto superior direito da tela, onde o menu drop-down está localizado. Se você não tiver mudado para a “new look” ainda – você sabe que você não tem ainda se há um aviso em seu menu drop-down que diz: “Mude para a New Look” – vá em frente e clique nele.

Você vai receber uma mensagem pop-up que se parece com esta:

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Clique em “Ok”.

Agora que você tem o novo visual, você vai ser capaz de obter acesso à sua conta verificada. Basta voltar ao menu drop-down, e você vai ver agora “análise” em seu menu. Clique sobre ele, e BOOM! Análise Pinterest! Na ponta dos dedos.

O que posso encontrar na ferramenta Pinterest do Analytics?

Agora vamos mergulhar na ferramenta de análise Pinterest e destacar são os tipos de informação que você pode encontrar lá. Isto é o que parece de início:

pinlytics-resized-600

Como você pode ver, há algumas abas diferentes no topo que você pode selecionar. Se você permanecer na primeira guia – Métricas do site – você vai ter acesso a essas métricas:

  • O número diário de pins e o número diário de pessoas que usaram o pin a partir de seu site
  • O número diário de repinned
  • O número diário de vezes que seus pins apareceram no Pinterest na página principal, nos resultados de busca ou em boards
  • O número diário de pessoas que viram os seus pins no Pinterest
  • O número diário de cliques para o seu site que vieram do Pinterest
  • O número diário de pessoas que visitaram seu site a partir do Pinterest

Você também pode selecionar qualquer uma das outras guias – Mais recentes, Mais Repinned e Mais Visitadas – para obter métricas sobre o seu pin de maior successo. Aqui está como a guia ‘mais clicados’ aparece:

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Você pode ver todos os pins que você fixou que foram mais clicados. Qual é o conteúdo mais popular que você está postando.

Você também vai notar que pode ajustar o calendário para qualquer uma dessas métricas, assim você pode obter dados de um dia, uma semana, ou um mês, para ajudar a alinhar com qualquer campanha de marketing que você esteja executando.

pinterestanalytics-resized-600

Por que as empresas deveriam se importar?

Bem, porque são dados. Duh.

Mas, realmente, é um passo muito legal, primeiro porque as empresas que já usavam Pinterest pagavam provedores de terceiros para obter a análise sobre sua comercialização no Pinterest até este ponto. Agora, os provedores de terceiros ainda estão fornecendo análises de maneira mais robusta do que a ferramenta gratuita, e a API do Pinterest ainda está fechada, assim os desenvolvedores ainda não iniciaram a criação de aplicativos para tirar proveito dos dados. Mas este é um primeiro passo promissor, com certeza.

Ele também abre o caminho para uma plataforma de anúncios exibidos em Pinterest. A maioria das redes sociais aprendeu com os erros de seus irmãos de redes sociais – anúncios sem análise não traz nada de bom para os esforços de longo prazo em monetização. Se as empresas vão gastar dinheiro em publicidade social, eles precisam saber se ela está funcionando. E análise faz isso. Então, eu diria para ficar atento para a plataforma de publicidade Pinterest no futuro próximo.

Por fim, a ferramenta de análise vai tornar o conteúdo de marketing e estratégias sociais ainda mais fortes. Quando você tem dados para tomar decisões, você está habilitado a eliminar um monte de chutes que vem com o marketing de mídia social, e fazer escolhas de conteúdo que têm um histórico comprovado de sucesso.

Por exemplo, as empresas de comércio eletrônico poderiam usar essa informação para descobrir quais os produtos que estão fixando as operações da unidade – que poderiam até mesmo ajudar a informar quais os produtos que eles devem ter em estoque. Na verdade, ele poderia interessar aos profissionais de marketing, pois os compradores do Pinterest gastam mais dinheiro, mais frequentemente e em mais itens do que qualquer um dos outros cinco principais sites de mídia social, de acordo com a comScore.

Você pode até não estar interessado em transações … talvez você está debatendo os méritos de Pinterest internamente. Com essas métricas, você pode descobrir uma superpotência Pinterest que nem sequer imaginava. Talvez inconscientemente, o Pinterest tem sido realmente fantástico em branding, por exemplo.

Os profissionais de marketing poderiam mesmo recolher em que dias da semana são os melhores para postar um determinado conteúdo – por exemplo, o resultado do seu marketing B2B cai aos fins de semana? Qual a melhor maneira de executar uma ação? Agora, você tem os dados para saber com certeza.

The Ultimate Guide to Measuring Your Pinterest Marketing Success

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