Pesquisa aponta os produtos mais buscados na internet pelos consumidores paulistanos em 2012

Produtos das categorias de Casa e Decoração, Roupas, Informática e Eletrodomésticos foram os itens mais pesquisados na internet pelos paulistanos em 2012. As informações são de uma pesquisa realizada pelo Busca Descontos em parceria com o comparador de preços ShopBot.

O levantamento foi feito com base em buscas realizadas por usuários da cidade de São Paulo, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012. As 10 categorias de produtos com a maior quantidade de pesquisas foram:

1. Casa e decoração
2. Roupas e calçados
3. Informática
4. Eletrodomésticos
5. Ferramentas para jardim
6. Eletrônicos
7. Saúde e beleza
8. Esportes & Fitness
9. Acessórios
10. Brinquedos

“O que nos chama mais a atenção é o crescimento da procura por itens de Casa e Decoração na internet. Os consumidores perderam o receio de comprar esses produtos no ambiente online, onde é possível comparar preços, acessar diferentes lojas e encontrar muito mais variedade do que no varejo tradicional”, explica Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos.

Segundo o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços de produtos comercializados no e-commerce tiveram alta de 2,39% em janeiro, na comparação com dezembro de 2012. A maior alta registrada refere-se a categoria de produtos de Casa e Decoração, que subiu 3,81% em janeiro. Já o setor de Moda e Acessórios foi o único com deflação dos preços no último mês, com queda de 2,13%.

“A disparidade entre o ato de buscar e comprar, analisada a partir destes dados, mostra como o consumidor já está familiarizado com as ferramentas disponíveis na internet para encontrar as melhores ofertas disponíveis” comenta Eugenio.

De acordo com uma pesquisa realizada em maio de 2012 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com mil moradores da capital paulista, 62,71% da população da cidade de São Paulo tem o hábito de comprar pela internet. Em 2011, esta porcentagem era de 51,5%. Um dos dados curiosos da pesquisa é a necessidade de ver pessoalmente o produto antes de comprar, que caiu de 23,15% em 2011 para 12,55% em 2012.

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