Dica de leitura: livro analisa a questão autoral e a produção cultural nos meios digitais

Os modos de construção e de circulação de bens culturais estão mudando. De um modelo centrado na relação editor e autor, surgem agora maneiras de produzir e fazer circular uma obra que implicam diferentes relações de mediação, surgindo outros envolvidos no processo. Os sentidos de direitos autorais instituídos por leis, acordos e tratados nacionais e internacionais estão, portanto, em movimento, em um confronto entre regulação e transgressão. Para discutir o assunto, pesquisadora Ana Silvia Couto de Abreu lança Políticas de autoria, obra em que analisa a questão da autoria na atual sociedade marcada pelo digital, a partir de uma posição discursiva.

Organizado em 11 capítulos, o livro dedica a primeira parte a ensaios que tratam das condições de produção no espaço digital, dos embates por um maior equilíbrio entre proteção ao autor e possibilidades de acesso da sociedade a bens culturais, das condições atuais de reprografia de obras e seus efeitos no âmbito educacional, bem como das questões relacionadas a uma política linguística no Brasil.

Em sua segunda parte, Ana Abreu lança o olhar para a política de autoria no Brasil, tendo como foco, de maneira mais direta, a formação docente. Em uma perspectiva discursiva, procura compreender algumas dimensões do processo de autoria no campo educacional, levando em consideração conceitos como filiação, autoria, interdisciplinaridade, arquivo e tecnologia.
Para finalizar, apresenta um artigo em que traz o imbricamento de sentidos entre escrita, redes virtuais e corpo, trabalhando seus efeitos na constituição do sujeito.

Parte de suas reflexões já circulam no espaço digital na forma de anais de evento ou em periódicos acadêmicos, nem sempre de fácil acesso, dadas as peculiaridades do processo de indexação. A reunião dos artigos em livro traz como efeito novas condições de interpretação, ao mesmo tempo em que possibilita a circulação de sentidos por outros espaços e interlocutores.

Sobre a autora – Ana Abreu é professora do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua no Curso de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UFSCar). É líder do grupo de pesquisas Discursos na Rede e coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Autoria (LEIA). Em suas pesquisas circulam, principalmente, os seguintes temas: autoria; discurso; políticas públicas; formação de professores; e novas tecnologias.

Título: Políticas de autoria 
Autores: Ana Silvia Couto de Abreu
Número de páginas: 155
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-7600-303-8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s