Importância dos conteúdos especiais – Análise de Case

Como jornalista, sempre defendi um tipo de texto que é cada vez mais raro de encontrar na velocidade da internet, os conteúdos especiais.

São aqueles conteúdos planejados, principalmente, para datas comemorativas, como dia das mães, pais, natal, entre outros, época em que as pessoas procuram muito por assuntos, conteúdo e informações relacionados ao período, estratégia ainda mais importante para quem vende produtos.

Além disso, aquele conteúdo exclusivo, produzido com os conceitos de jornalismo sério, como apuração, fontes oficiais, personagens interessantes, ortografia adequada, diagramação agradável e uma narrativa deliciosa de ler, para prender a atenção e gerar fidelidade ao canal de conteúdo.

Para dar um exemplo da eficiência que é dispender tempo para ações de conteúdo, veja o case abaixo!

O CyberCook viu seus índices de audiência subirem mais de 30% no final do ano passado. Esses números refletem o investimento da empresa em conteúdos especiais produzidos, principalmente, em datas comemorativas e que são, geralmente, ligadas a um evento gastronômico como Natal, Ano Novo ou Páscoa.

Somente em dezembro de 2012, a audiência do portal no período de publicação do “Especial Festas”, atingiu 12 milhões de pageviews, sendo que na véspera de Natal (24) foram cerca de 1 milhão de páginas vistas, contra a média do mês, que fica em torno de 400 mil pageviews/dia.

Cada Especial eleva de forma significativa a audiência do site, que chega a ter picos diários de 70% na contagem geral, como é o caso do “Especial Páscoa”. Com esse tipo de conteúdo, a audiência do site cresce entre 15% e 20%, no mês.

Para se ter uma ideia, o interesse por receitas feita à base de “bacalhau”, por exemplo, aumenta cerca de 700% na véspera e na Sexta-feira Santa, em relação à semana anterior.

O que faz crescer a audiência é a sazonalidade. Utilizamos o especial para organizar e oferecer um conteúdo mais relevante para nosso público, que naturalmente já chega ao site com a intenção de buscar determinada receita ou ingrediente”, explica Alessandra Spinelli, gerente de produto da e-Mídia. “Com esses especiais, conseguimos oferecer um conteúdo relevante para o usuário, bem como uma audiência significativa para os nossos anunciantes”, completa.

Os últimos especiais tiveram o patrocínio de grandes marcas como: Carbonell, Marisa, Gomes da Costa, Azeite Borges, entre outros.

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