Como gerar oportunidades de Marketing Digital

Excelente texto do   sobre algo que muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, ainda tem dúvidas ou acham que podem fazer de forma amadora ou caseira, correndo riscos de levar os negócios ao fim por falta de investimento nesse quesito.

Leia a íntegra do texto abaixo e não deixem de seguir o Sigamídia de Comunicação, conteúdo sempre pertinente para a área.

 

As oportunidades de Marketing Digital são geradas a partir da presença online e de ações realizadas para captação dos Leads.

Oportunidades de Marketing Digital 300x175 Como gerar oportunidades de Marketing Digital

Em nosso último artigo falamos de em leads com sendo as oportunidades de marketing digital, Nesse artigo veremos qual o conceito de lead e das possíveis formas de captação desses leads. A figura mostra o ciclo da geração de oportunidades de marketing digital.

“O Lead é o termo de marketing utilizado em marketing digital para descrever a geração de interesse do consumidor no conteúdo que estiver sendo oferecido à ele.”

“O conceito que compartilhamos com nossos leitores, nasceu na origem do processo de captação dos Lead, ou seja, do que aqui chamaremos de Geração de oportunidades de marketing digital”

“Assim como se convencionou o termo Lead, utilizei o termo “Oportunidade de Marketing Digital” para descrever, numa palavra o que defini como sendo a oportunidade para a captação desses Leads”.

Outro conceito difundido sobre esse assunto é segundo especialistas da Hubspot – empresa especializada em geração de oportunidades de marketing digital. Para eles olead consiste em um usuário que adquiriu algo gratuito em troca de suas informações, como no caso deles, onde os usuários deixam diversas as informações para baixarem um ebook, whitepaper, etc.

Para Hubspot, a geração de lead é resultado de uma landing page bem criada, ou seja, se você atrair um usuário para uma página e nela você convencê-lo de que precisa de algo que você oferece ou de entrar em contato com você, então esse usuário é aquela pessoa que poderá se tornar um consumidor.

Existem muitos métodos táticos para geração de oportunidades:

Esses métodos geralmente são utilizados por empresas que fazem publicidade, que captam oportunidades através das fontes pagas, por exemplo. As fontes pagas mais conhecidas em publicidade online, são: Links patrocionados, Email Marketing, Anúncios em Sites, Blogs, Aplicativos mobile, etc.

As Landing Pages ou a sua combinação, Adwords + Landing Pages ou Email Marketing + Landing Pages, são métodos muito eficazes para a geração desses Leads.

Outras formas de captação de oportunidades vem através das fontes não-pagas como resultados de busca orgânica de outras fontes de referências de clientes já existentes, como as Redes Sociais.

“Se a empresa tiver presença online, tem maiores chances de sucesso nesse caso, por isso quanto mais conteúdo tiver publicado maiores serão as chances e oportunidades de gerar leads em marketing digital.”

O que fazer com leads criados a partir das oportunidades de negócios?

  1. Construir uma lista – Um bom método de organizar os Leads é criar uma lista de prospectos para depois utilizar como oportunidade. É comum o uso dessa estratégia por empresas Startups para validar suas idéias e projetos;
  2. Construir relacionamento com os consumidores do seu conteúdo – Essa prática é comum na indústria de especialistas os experts que pretendem ganhar clientes, a partir do compartihamento de informações e conhecimento. Exemplo da empresaHubspot;
  3. Captar clientes potenciais – Esses clientes potenciais podem ser fruto do desenvolvimento de um programas de recompensa do tipo ganhe pontos que valem brindes; Programas de fidelidade, tais como os programas de milhagem das companias aéreas ou empresas de cartão de crédito; Programa de aquisição de novos membros.

Como as empresas estão vendendo Leads “geração de oportunidades”?

Diversas empresas no exterior e algumas dentro do Brasil estão usando com mais frequência a venda do oportunidades como um negócio, ou seja, você ou sua empresa pagam para por cada oportunidades gerada. Ao invés de pagar por uma empresa que lhe ajude a atrair clientes, você paga diretamente pelos clientes que vai receber.

Qual a vantagem desse método? Porque?

A vantagem drsse método é clara porque obriga ao fornecedor, prestar um bom serviço e usar todo conhecimento para gerar oportunidades de marketing digital ou contatos que o cliente sinta que são interessantes e está pagando um preço justo por isso.”

“A oportunidade de marketing digital é determinada pela intenção daqueles usuários que primeiro, recebem uma informação da sua empresa e consequentemente, na sua próxima ação, decidem comprar.”

“O lead em si, não é a informação do contato (nome, email) ou as informações demográficas de um cliente que está interessado em um produto ou serviço específico, mas a possibilidade de torná-lo um consumidor do seu produto.”

Existem dois tipos de oportunidades no mercado:

  • As Oportunidades de vendas são gerados com base nos critérios demográficos (idade, sexo), sócio-econômicos (renda), e os Leads – Gerados pelo interesses das pessoas nas ofertas existentes, seja conteúdo, produto, serviço ou informação que tenha a oferecer. Estas oportunidades tornam-se objeto de venda para vários anunciantes. Essas oportunidades de vendas normalmente são acompanhados por meio de chamadas telefônicas pela força de vendas.
  • As Oportunidades de marketing que são mais específicas e relacionadas à marca. Essas oportunidades são gerados para uma oferta exclusiva do anunciante.

Como sua empresa faz para gerar oportunidades de Marketing Digital?

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