10 dicas para garantir a segurança da informação durante as férias

Durante o período de férias, aumenta o número de pessoas que utilizam computadores, tablets e smartphones para entretenimento. Além disso, cresce o volume de usuários que transportam seus equipamentos durante as viagens. Uma situação que expõe as pessoas a uma série de riscos relacionados à segurança da informação.

férias-conectadas-no-joga-no-google_-computador-na-praia

Diante desse cenário, os especialistas do Laboratório de ESET América Latina elaboraram uma série de dicas para que os usuários previnam ataques ou incidentes relacionados ao uso de notebooks, desktops, tablets e smartphones durante as férias.

“O primeiro passo para prevenir os riscos é percebê-los e saber como agir para evitá-los”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “Apesar de poucas pessoas terem consciência disso, boa parte dos problemas relacionados à segurança da informação poderiam ser evitados se os usuários adotassem uma postura mais adequada”, complementa.

Abaixo, seguem as dez dicas preparadas para garantir que as pessoas evitem ataques cibernéticos e problemas com segurança da informação, durante as férias:

1. Antes de viajar, realize uma cópia de segurança (back-up) de informações importantes contidas no equipamento. Assim, em caso de sofrer um ataque, perda ou roubo do equipamento, o usuário não perderá os dados armazenados.

2. Atualize o sistema operacional e todas as aplicações do equipamento para prevenir infecções ou ataques cibernéticos que exploram vulnerabilidades.

3. Evite conectar-se a redes Wi-Fi públicas que não possuam sistema de proteção, como senha ou credenciais de acesso. Mesmo que as conexões de hotéis, bares ou espaços públicos possam ser úteis para obter acesso à rede durante as férias, é importante ter consciência de que se não contam com a devida segurança, os dados trafegados por elas podem ser interceptados por terceiros.

4. Implemente uma solução de segurança que inclua antivírus e firewall. Desse modo, é possível evitar que algum código malicioso infecte o sistema.

5. Não publique em redes sociais informações pessoais sobre seus planos de viagem, para dificultar a ação de criminosos. É desaconselhável também o uso de funcionalidades de geolocalização. (ps.: nesse tópico eu Ana Victorazzi discordo. Sou a favor de usar com todas as configurações de privacidade devidamente arrumadas, mas não usar é muito exagero).

6. Evite a realização de transações bancárias online ou a utilização de redes sociais e serviços de e-mail em computadores públicos ou conexões não seguras. Desse modo é possível prevenir o roubo de informação sensível e/ou dados de acesso.

7. Configure as aplicações de mensagens instantâneas para que não iniciem a sessão automaticamente ao detectar uma conexão ativa à Internet. Isso evitará que seus dados de acesso sejam expostos em caso de utilização de redes não seguras.

8. Seja cuidadoso ao transportar informação por meio de dispositivos de armazenamento removíveis ou pen drives. Em caso de querer conectar algum deles ao próprio equipamento, aconselha-se analisá-lo previamente com uma solução de segurança.

9. Se deseja compartilhar arquivos com várias pessoas, é recomendável fazê-lo por um meio óptico para evitar que se propaguem ameaças informáticas.

10. Diante do aumento do tempo de navegação na Internet por parte das crianças, é recomendável compartilhar com elas as boas práticas para o uso seguro da rede, além de instalar uma solução de Controle de Pais (Parental Control) para regular o acesso a conteúdos potencialmente prejudiciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s