Já ouviram falar do Boxing Day?

Já ouviram falar do Boxing Day? Pois é, nem eu até alguns minutos atrás.

2285-HappyBoxingDay

Aparentemente, essa é mais uma data que deveria constar no calendário de quem atua na internet. Essa ocasião já é tradicional em países da Europa, no Canadá e Austrália e acontece no primeiro dia útil depois do Natal e nada mais é que uma grande queima de estoque virtual.

Engana-se quem pensa que o Natal é a última grande oportunidade do comércio eletrônico para vender. Depois do dia 25 de dezembro.

No Brasil, o Boxing Day foi realizado pela primeira vez no dia 26 de dezembro do ano passado e, segundo dados do e-bit, movimentou R$ 58,9 milhões para o e-commerce. Foram registrados 170.632 pedidos via internet, sendo que o ticket médio ficou em R$ 345. A data representou o segundo dia que mais faturou no comércio eletrônico em 2011, ficando atrás apenas do Black Friday.

boxing-day-tag

A realização da terceira edição do Black Friday provou de vez o potencial das ações do comércio eletrônico brasileiro. Como aprendizado, ficou a lição de que o consumidor é o dono da voz mais ativa, que se manifesta caso algo fuja do prometido. Os brasileiros estão dispostos a comprar, mas exigem descontos reais. A credibilidade de mobilizações como essa pode ser comprometida se os varejistas não se esforçarem para diminuírem o preço dos produtos.

Estas datas entraram de vez para o calendário do e-commerce brasileiro, e provam a sua independência das datas do varejo tradicional. Black Friday, Cyber Monday, Dia do Frete Grátis, além do próprio Boxing Day, mostram o poder de mobilização das lojas para realizar liquidações e a disposição dos consumidores para comprar (e criticar quando necessário).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s