Já fez sua parte como leitor hoje?

Para quem consome informações sobre mídias sociais diariamente como eu sabe quanto escutamos sobre como uma empresa deve se comportar nas mídias sociais e os mais diferentes exemplos, nacionais e internacionais, de perfis corporativos que dão certo, ou não.

E não vejo problema nenhum nesses textos, pelo contrário, se muito ainda se repete é porque muitos ainda não aprenderam e insistem em cometer erros básicos, como criar um perfil no Facebook ao invés de uma fan page, por exemplo.

Mas, mesmo que você seja aquele 2% produtor de conteúdo, aposto que ainda assim você é mais consumidor que produtor. Para cada texto que você escreve, quantos você lê?

Então, no fim, mais do que como uma empresa deve se portar no ambiente online, é preciso atentar para como um leitor deve se portar online, pois é natural que cuidemos mais de nossa imagem profissional, ou seja, a que cria e distribui conteúdo corporativo em muitos momentos, e deixemos de lado a nossa principal presença online, de consumidores.

Você deixa comentários nas suas leituras? Você compartilha o material interessante? Você acompanha outras pessoas que não só amigos ou conhecidos? Você elogia ou só faz críticas? Tem blog e não acompanha outros blogs?

São perguntas básicas, até bestas, mas fazem diferença nesse mundo conectado. Eu acredito na máxima “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”, portanto, assim como não quero que ignorem meus textos, que não comentem,  não compartilhem e só falem mal, assim também é com a maioria.

Um dia me perguntaram se quando eu via erro nos textos se eu informava, e quando afirmei que sim ficaram chocados. Acho que é responsabilidade minha como leitora exigir conteúdo de qualidade e isso acontece quando eu aponto falhas e espero que se esforcem para melhorar, mas também quando elogio e eles tentam manter a qualidade e evoluir dali para frente.

Queria dizer que quando aponto falhas raramente tenho resposta ou um obrigada se quer, geralmente sou sumariamente ignorada e até verbalmente agredida, tendo escutado já se eu não tinha nada melhor para fazer que apontar erro dos outros. Enfim, a maturidade tanto do elogio como da crítica são difíceis, um porque ninguém gosta de ver que errou, outro porque sobe a cabeça, mas faz parte do importantíssimo papel de ser consumidor na internet.

E você, está fazendo sua parte como leitor?

3 comentários sobre “Já fez sua parte como leitor hoje?

  1. É realmente algo a se pensar. Eu escrevo pouco e divulgo menos ainda, e portanto me encaixo mais na imagem de consumidor que produtor e nunca tinha analisado por esse lado. Acho sempre interessante agente se educar mais um pouco e assim aderir à citada “maturidade do elogio e da crítica”. Muito bom texto Ana. Parabéns, como sempre.

    Curtir

Deixe um comentário

