Política interna de mídias sociais

Apenas 37% das empresas norte-americanas têm uma política de mídias sociais estruturada, segundo dados do site www.socialmediagovernance.com. Logo, imagina o Brasil então?!

Com as mais simples e mínimas práticas corporações previniram crises internas e de imagem, como vazamento de informações e demissões.

O próprio site citado acima oferece um banco de códigos de conduta de mídias sociais corporativas para servir de base para que você adote essa melhor prática para sua empresa também.

Vale lembrar que isso não se aplica somente aos grandes conglomerados, os PMEs também devem adotar uma política de mídias sociais desde o começo.

Para criar sua política interna comece levando em consideração os aspectos culturais da empresa, o foco e objetivo dos gestores, através de entrevista, e pesquisando esses códigos de conduta e segurança coprorativos.

Depois de consolidar essa análise, é bacana reunir os principais gestores para conversar, afinal, eles que irão colocar realmente em prática e irão monitorar os demais membros da empresa. Inclua-os nesse processo de criação, pois se eles não entenderem e não estiverem de acordo com o conceito, a política corporativa de sua empresa não vingará.

Insira esse conteúdo em um layout apropriado. Esse texto é um documento e deve ser tratado com a seriedade de um.

Por fim, a divulgação interna deve ser bem planejada, de forma que seja certo que todas as pessoas da empresa tenham esse documento em mãos comprovadamente, para evitar problemas legais e crises internas e de imagem.

Anúncios

3 comentários sobre “Política interna de mídias sociais

  1. Interessante este artigo.
    Fazendo uma analogia com as empresas no âmbito presencial, quero dizer os meios convencionais de marketing, códigos de ética, etc., eu diria que isto é uma “Governança Coorporativa Intelectual”. Um caminho difícil de trilhar até no convencional e presencial, imagine o desafio de fazê-lo nas mídias sóciais onde a abrangência é o mundo.
    Parabéns por levantar este tema.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s