Promoção Coletiva ou Institucional?

Após ler o post “Compras coletivas e campanhas de mídias sociais”, do Artigos E-Commerce, fiquei refletindo sobre um trecho em especial, em que eles sugerem ser uma melhor prática promover seu negócio através de um site de compra coletiva do que uma promoção pedindo retweets pelo perfil institucional, por exemplo.

Para o autor do texto, “talvez, a grande vantagem de investir em compras coletivas não esteja relacionado ao momento da oferta, mas ao instante posterior, onde o cliente vai até o estabelecimento, conhece o serviço, o atendimento e o produto e passa a recomendar a sua rede de contatos”.

O artigo usou argumentos que me fizeram considerar essa opção, mas como boa São Tomé que sou, precisei ver para crer. Para isso, sai caçando um case em que a campanha corporativa foi mais bem sucedida fora de seus perfis.

Às 11h49 do dia 22/02/11, a RoyalCaribbean (@RCCL_Brasil) divulgou a seguinte promoção: Promoção Royal Caribbean 4000 followers! Quer concorrer a uma cabine no Splendour of the Seas? Clique e participe! http://bit.ly/fCsDvE.

Até às 15h35 receberam 94 participações, que puderam ser mensuradas através da hashtag criada por eles, a #Royal4000seguidores.

Enquanto isso, no site de compras coletivas Viajar Barato rolavam 3 ofertas de cruzeiro da RoyalCaribbean, sendo que, levando em consideração o mesmo período de tempo, foram vendidos ao todo 129 cupons.

Isso confirma, pelo menos nesse caso, a efetividade dessa ação. A empresa não só fez campanha nas mídias sociais através dessas ofertas, como também terá a oportunidade, mencionada no começo do texto, de vivenciar a experiência e não só receber um RT, muitas vezes passivo.

Além de um detalhe muito interessante, o site escolhido para ofertar é de nicho, voltado para quem está interessado em promoções de viagens, o que provavelmente maximizou o retorno dessas vendas, excelente dica para quem quer fazer uma estratégia em sites de compras coletivas.


Fontes:

http://www.artigosecommerce.com.br/compras-coletivas-campanhas-midias-sociais/

http://www.viajarbarato.com.br/oferta-do-dia.aspx?codOferta=85&utm_source=ApontaOfertas&utm_medium=Agregadores&utm_campaign=ApontaOfertas

http://www.viajarbarato.com.br/ofertas/porto-de-santos-83.htm

http://www.viajarbarato.com.br/ofertas/porto-de-santos-84.htm

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s